Qual o funcionamento do divisor de fluxo para turbina e quais os cuidados?
Para manter fluxos de descarga relativamente iguais sob condições variáveis de pressão, e as folgas de funcionamento dentro de cada divisor de fluxo, o elemento de fluxo deve ser extremamente pequeno.
Essa característica também torna os divisores de fluxo muito suscetíveis a incrustações se for permitido que partículas entrem nessas áreas de depuração. Partículas maiores que 20 mícrons (0,0008 polegadas) deve ser filtrado.
Certas impurezas de combustível não particuladas que não podem ser filtradas são outra fonte potencial de problemas.
Qual o cuidado com o fluido combustível neste caso?
Os combustíveis líquidos podem conter vários contaminantes causadores de corrosão, capazes de atacar os materiais dos quais os divisores são feitos tradicionalmente. Um dos contaminantes mais comuns é a água.
Qual o cuidado com o divisor de fluxo?
Se um divisor permanecer inativo por um longo período de tempo, preenchido com combustível destilado, a água arrastada no combustível separar e instalar nos recessos inferiores dentro da unidade.
A água reagirá com o divisor de fluxo de ferro fundido componentes e formam produtos de corrosão por óxido de ferro em todas as superfícies molhadas.
E qual a causa mais comum de falha?
O crescimento desses óxidos de ferro pode consumir rapidamente as pequenas folgas entre engrenagens e caixas e impedir a rotação do divisor de fluxo.
Esta é a causa mais comum de falha do item em aplicações em que combustível duplo turbinas são movidas a gás natural por longos períodos períodos de tempo sem levar em consideração medidas de preservação.
Durante a operação em gás natural, o sistema de combustível líquido não é operacional e o divisor geralmente permanece cheio com um volume estagnado de combustível destilado.
Nessas condições, a ferrugem pode se formar rapidamente no superfícies das caixas que circundam as engrenagens, crescendo em volume até impedir a rotação do divisor de fluxo.
Essa condição pode passar despercebida até que um transferência subsequente de gás para combustível líquido tentativa de operação. Nesse ponto, se o fluxo divisor não pode romper, a turbina irá disparar devido a uma perda de fluxo de combustível.