O selo de mola única se diferencia dos demais pois, como em seu nome, apresenta apenas uma mola de tamanho grande, enquanto os outros podem ter mais de uma mola de tamanho menor (por comparação). Este selo, geralmente, depende do sentido de rotação.
Sabendo que um selo é formado pelas seguintes estruturas:
- Anel deslizante
- Contra-anel
- Vedações secundárias
- Mola
- Anel de arrasto
Como saber quando utilizar o selo mola única?
É uma boa opção para projetos mais robustos, sendo dificilmente bloqueada, além de aumentar a refrigeração.
Existe mais de um tipo de selo mola única, dependendo então do tipo de mola utilizada em sua composição.
- Molas Helicoidais: Em geral feita de barra de aço enrolada em forma de hélice cilíndrica ou cônica. Capazes de compensar grandes erros de posicionamento do eixo, sem grandes alterações de sua carga. Não recomendado para selos maiores que 80mm de eixo.
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- Helicoidais Cônicas: Com a mola enrolada em forma de hélice cônica, depende sempre do sentido de rotação, e por essa razão deve ser especificado o sentido do giro de eixo.
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- Helicoidais Cilíndricas: Com a mola enrolada em forma de hélice cilíndrica, depende do sentido de rotação apenas se não houver outro sistema de transmissão de torque e, quando este for o caso, deve ser especificado o sentido do giro de eixo.
- Helicoidais Cilíndricas: Com a mola enrolada em forma de hélice cilíndrica, depende do sentido de rotação apenas se não houver outro sistema de transmissão de torque e, quando este for o caso, deve ser especificado o sentido do giro de eixo.
- Molas Onduladas: Necessitam de pouco espaço, são de fácil montagem, grande variação de carga em função do deslocamento axial (em comparação às molas helicoidais).
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